top of page
Foto do escritorMauricio Volpi

Android 13 Beta 3 e estabilidade da plataforma

Traduzido por Maurício Volpi 14/06/2022 Extraído de Developers



Hoje estamos lançando o terceiro Beta do Android 13, nos levando para a fase final do nosso ciclo onde estamos focando no polimento e desempenho. Com o Android 13, baseamos em nossos principais temas de privacidade e segurança, produtividade de desenvolvedores e suporte a tablets e telas grandes.

Há muito o que explorar no Android 13, desde recursos de privacidade como a nova permissão de notificação e foto picker, até recursos de produtividade como ícones de aplicativos temáticos e suporte a linguagem por aplicativo, bem como padrões modernos como vídeo HDR, Bluetooth LE Audio e MIDI 2.0 sobre USB. Também ampliamos as atualizações mais novas que fizemos em 12L, dando-lhe melhores ferramentas para aproveitar os mais de 270 milhões de tablets e dispositivos de tela grande em uso ativo.

O Beta 3 leva o Android 13 para a Estabilidade da Plataforma, o que significa que as APIs do desenvolvedor e todos os comportamentos voltados para aplicativos são agora definitivos. Somos gratos por todos os comentários que você compartilhou para nos ajudar a chegar a esse ponto! Para desenvolvedores, o foco agora é testar compatibilidade e qualidade enquanto você prepara seus aplicativos para o lançamento oficial no final do ano!

Você pode obter Beta 3 em seu dispositivo Pixel, inscrevendo-se aqui para atualizações no ar. Se você se inscreveu anteriormente, você receberá automaticamente a atualização de hoje. Você também pode experimentar o Android 13 Beta em dispositivos selecionados de vários de nossos parceiros - saiba mais em android.com/beta. Continue lendo para dar uma olhada rápida em como deixar seu aplicativo pronto, e visite o site do desenvolvedor do Android 13 para obter detalhes.


Estabilidade da plataforma

Com o Beta 3, o Android 13 atinge a Estabilidade da Plataforma, um marco que significa que todos os comportamentos e APIs voltados para aplicativos, incluindo as APIs oficiais API Level 33 E NDK, agora são finais. Assim, a partir do Beta 3, você pode desenvolver e liberar com confiança suas atualizações de compatibilidade sabendo que a plataforma não mudará.


Estamos pedindo a todos os desenvolvedores de aplicativos e jogos que iniciem seus testes finais de compatibilidade agora e se preparem para publicar suas atualizações de compatibilidade o mais rápido possível antes do lançamento final.

Para todos os desenvolvedores de SDK, biblioteca, ferramentas e motores de jogos, é ainda mais importante começar a testar agora e liberar suas atualizações compatíveis o mais rápido possível -- seu aplicativo downstream e desenvolvedores de jogos podem ser bloqueados até receber suas atualizações. Então, quando você lançar uma atualização compatível, seja vocal e avise seus desenvolvedores!


Compatibilidade de aplicativos

Compatibilidade de aplicativos significa que seu aplicativo é executado como planejado em uma nova versão da plataforma. A cada lançamento, fazemos mudanças integrais na plataforma que melhoram a privacidade e a segurança e a experiência geral do usuário em todo o SO. Isso pode afetar seus aplicativos, por isso é importante testar seu aplicativo agora, fazer quaisquer atualizações necessárias e publicar uma atualização compatível para seus usuários antes da versão final. É um nível básico, mas crítico de qualidade que seus usuários apreciarão ao explorar as novidades do Android 13.

Para testar seu aplicativo para compatibilidade, basta instalar seu aplicativo de produção no Google Play ou outra fonte em um dispositivo que executa o Android 13 Beta 3. Trabalhe em todos os fluxos do aplicativo e observe problemas funcionais ou de interface do usuário. Revise as mudanças de comportamento para focar seus testes. Aqui estão algumas mudanças para assistir:

  • Permissão de tempo de execução para notificações - O Android 13 introduz uma nova permissão de tempo de execução para enviar notificações de um aplicativo. Certifique-se de entender como a nova permissão funciona e planeje mirar o Android 13 (API 33) o mais rápido possível. Mais aqui.

  • Pré-visualização da área de transferência - Certifique-se de que seu aplicativo oculta dados confidenciais na nova visualização da área de transferência do Android 13, como senhas ou informações de cartão de crédito. Mais aqui.

  • JobScheduler prefetch - JobScheduler agora tenta antecipar a próxima vez que seu aplicativo será lançado e executará quaisquer trabalhos de pré-candidato associados antes desse tempo. Se você usar trabalhos pré-candidatos, teste que eles estão trabalhando como esperado. Mais aqui.

Lembre-se também de testar as bibliotecas e SDKs em seu aplicativo para compatibilidade. Se você encontrar algum problema, tente atualizar para a versão mais recente da biblioteca ou SDK ou entrar em contato com o desenvolvedor para obter ajuda.

Depois de publicar a versão compatível do aplicativo atual, você pode iniciar o processo para atualizar o alvo do seu aplicativoSdkVersion. Revise as mudanças de comportamento dos aplicativos que visam o Android 13 e use a estrutura de compatibilidade para ajudá-lo a detectar problemas rapidamente. Aqui estão algumas das alterações para testar (estas se aplicam apenas a aplicativos com targetSdkVersion definido para API 33 ou superior):

  • Permissão de dispositivo próximo para Wi-Fi - Aplicativos que gerenciam as conexões de um dispositivo para pontos de acesso próximos devem usar uma nova permissão de tempo de execução para operações Wi-Fi, como a digitalização, sem precisar de acesso à localização do dispositivo. Algumas APIs Wi-Fi exigem que seu aplicativo tenha essa nova permissão. Mais aqui. NEARBY_WIFI_DEVICES

  • Permissões de mídia granulares - Se o seu aplicativo tem como alvo o Android 13 e lê arquivos de mídia a partir do armazenamento de dados comum, você deve solicitar uma ou mais das novas permissões granulares em vez da permissão. Mais aqui. READ_EXTERNAL_STORAGE

  • Mudanças de permissão para sensores corporais - O Android 13 introduz acesso "enquanto estiver em uso" para sensores corporais. Se o seu aplicativo precisar acessar informações do sensor corporal a partir do fundo, ele deve declarar uma nova permissão. Mais aqui. BODY_SENSORS_BACKGROUND

  • Filtros de intenção bloqueiam intenções não correspondentes - Se o seu aplicativo envia uma intenção para um componente exportado de outro aplicativo voltado para o Android 13 (API 33) ou superior, agora ele precisa corresponder a um filtro de intenção no aplicativo receptor.

  • Controles de mídia derivados do PlaybackState - O Android 13 deriva mais controles de mídia das ações do PlaybackState, para mostrar um conjunto mais rico de controles que são consistentes entre os tipos de dispositivos. Certifique-se de que seu aplicativo lida com essas alterações. Mais aqui


Suporte a tablets e telas grandes

O Android 13 se baseia nas otimizações do tablet introduzidas em 12L, por isso, como parte de seus testes, certifique-se de que seus aplicativos pareçam os melhores em tablets e outros dispositivos de tela grande. Você pode testar com os recursos de telas grandes configurando um emulador Android no Android Studio, ou você pode usar um dispositivo de tela grande de nossos parceiros Android 13 Beta. Aqui estão algumas áreas para assistir:

  • Interação com barra de tarefas - Confira como seu aplicativo responde quando visto com a nova barra de tarefas em telas grandes. Certifique-se de que a interface do usuário do aplicativo não seja cortada ou bloqueada pela barra de tarefas. Mais aqui.

  • Modo de várias janelas - O modo multi-janela agora está ativado por padrão para todos os aplicativos, independentemente da configuração do aplicativo, por isso certifique-se de que o aplicativo manuseie a tela dividida adequadamente. Você pode testar arrastando e soltando seu aplicativo no modo de tela dividida e ajustando o tamanho da janela. Mais aqui.

  • Experiência de compatibilidade aprimorada - se o seu aplicativo ainda não está otimizado para tablets, como usar uma orientação fixa ou não ser resizável, verifique como seu aplicativo responde a ajustes de modo de compatibilidade, como o mailboxing. Mais aqui.

  • Projeção de mídia - Se o seu aplicativo usa projeção de mídia, verifique como seu aplicativo responde enquanto reproduza, transmite ou lança mídia em telas grandes. Certifique-se de explicar as mudanças de postura do dispositivo em dispositivos dobráveis também. Mais aqui.

  • Pré-visualização da câmera - Para aplicativos de câmera, verifique como a interface do usuário de visualização da câmera responde em telas grandes quando seu aplicativo estiver restrito a uma parte da tela no modo multi-janela ou tela dividida. Verifique também como seu aplicativo responde quando a postura de um dispositivo dobrável muda. Mais aqui.

Você pode ler mais sobre os recursos do tablet no Android 13 e o que testar aqui.


Comece com o Android 13!

A versão Beta de hoje tem tudo o que você precisa para testar seu aplicativo e experimentar os recursos do Android 13. Basta inscrever seu dispositivo Pixel para obter a atualização no ar. Para começar, configure o Android 13 SDK.

Você também pode testar seu aplicativo com Android 13 Beta em dispositivos de vários de nossos parceiros. Visite android.com/beta para ver a lista completa de parceiros, com links para seus sites para obter detalhes sobre seus dispositivos suportados e construções Beta, começando pelo Beta 1. Cada parceiro lidará com suas próprias matrículas e suporte, e fornecerá as atualizações Beta diretamente para você. Para testes ainda mais amplos, você pode experimentar o Android 13 Beta 3 em imagens Android GSI, e se você não tiver um dispositivo, você pode testar no Emulador Android.


Para obter detalhes completos sobre o Android 13, visite o site do desenvolvedor do Android 13.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page