Traduzido por Maurício Volpi 06/08/2022
Narrador: Este veículo voador pode ser o futuro das viagens aéreas. Conhecido como Jetson One, os oito motores elétricos do veículo dão-lhe uma velocidade máxima de 63 milhas por hora, e suas células de bateria Tesla permitem um tempo de voo de até 20 minutos. O veículo pode atingir uma altitude de 1.500 pés acima do nível do solo e suportar um piloto pesando até 210 libras.
É conhecido como um eVTOL, ou aeronaves de decolagem e pouso verticais elétricas, o mesmo design já usado para muitos conceitos de carros voadores. Mas com um peso de apenas 190 libras, foi categorizado como ultraleve, o que significa que você não precisa de uma carteira de motorista ou piloto para operá-lo. A empresa sueca Jetson projetou o veículo.
Tomasz Patan: O Jetson One é baseado nos regulamentos dos EUA. É a FAA Parte 103. Quero dizer, há alguns países que talvez voar o Jetson One ainda não é regulamentado. 85% dos nossos clientes estão baseados nos EUA.
Nos levou alguns protótipos. A primeira prova de conceito que terminamos em 2018. Houve um voo muito bem sucedido logo após um mês. Surpreendentemente, levamos apenas algumas semanas para terminar o primeiro protótipo.
Narrador: O Jetson One oficial foi revelado em 2021.
Tomasz: É extremamente fácil de operar porque temos um computador de voo a bordo e toda a direção é um sistema fly-by-wire. Isso significa que você tem apenas dois joysticks. Você pode aprender a pilotá-lo em literalmente cinco minutos.
Narrador: Seu sistema de estabilização de voo inclui sensores lidar que o ajudam a se afastar de linhas de energia, árvores e edifícios. E, se você cortar o acelerador para zero, o veículo pode pousar sozinho.
Em junho, o cofundador da empresa Tomasz Patan divulgou um vídeo de si mesmo usando a aeronave para um rápido trajeto de três minutos de sua casa até seu escritório. Segundo Patan, o voo diminuiu o tempo de deslocamento, normalmente de carro e em vias públicas, em 88%.
Comments