top of page
Foto do escritorMauricio Volpi

Dafra Apache RTR 200 Melhor o custo-benefício?

Atualizado: 14 de jun. de 2022

Andamos com a urbana da marca brasileira, feita em parceria com a indiana TVS. Com preço de R$ 16.990, modelo tem visual e motor como chamarizes

13/06/22 Por Maurício Volpi


Dafra Apache RTR 200 2022 | Imagem: Divulgação


Agora chegou a vez de andar na nova Apache RTR 200 modelo 2022, moto urbana fabricada no Brasil. O modelo é fruto de uma parceria entre a Dafra com a indiana TVS, que desenvolveu o projeto da moto, enquanto a marca brasileira é responsável pela montagem em sua fábrica Manaus.

A linha 2022 da Apache apresenta duas novidades: a primeira é mudança no conjunto óptico, agora com toda iluminação vindo com lâmpadas de LED; e a segunda está no visual, com a nova pintura azul fosca, aumentando assim a possibilidade de escolha, além da preta com detalhes em vermelho.


Funcionamento do motor


Apesar das pequenas renovações, o modelo continua com o mesmo conjunto mecânico. O motor monocilíndrico, de 197,75 cc de cilindradra, gera 21,02 cv de potência máxima (a 8.500 rpm) e torque de 1,78 Kgf (aos 7.000 rpm).

Ele garante um bom desempenho para a categoria, aceleração linear e sem trancos; o ronco diferenciado chama atenção, sendo fator de destaque. A aceleração e as retomadas são confiáveis, facilitando as ultrapassagens, mesmo com garupa. O câmbio de 5 velocidades tem troca suave, a partir da 3ª, as marchas são mais longas, isto ajuda na economia, porém, no uso urbano, exige mudanças constantes por parte do piloto.

O resultado na estrada foi melhor que o esperado, tanto no conforto da pilotagem como no consumo, chegando a fazer 37,8 km/l. Como a capacidade do tanque de 12 litros, a autonomia fica próxima aos 400 km.


Câmbio e suspensões


A Apache vem com o sistema "Slipper Clutch" (mais comum em motos de maior cilindrada). Por ser um sistema deslizante para a embreagem, evita o travamento das rodas traseiras nas reduções, deixando a Apache mais agressiva e esportiva.



Na dianteira, o modelo conta com suspensão telescópica de 117 mm de curso, e na traseira, há braço oscilante, e monoamortecedor com 105 mm. Para os buracos e lombadas, que surgem a todo instante na nossa cidade, foi eficiente e com certo conforto. A moto oferece uma boa altura do solo (180 mm), que dificilmente pega embaixo.


Pneus e freios


Pneus sem câmera 90/90-17 na dianteira e 130/70/17 na traseira, as rodas são de liga leve com design bastante agradável. Freios a disco único sistema FH-CBS ( sistema combinado de freios ,) sendo 270 mm na dianteira e 240 mm na traseira. A moto possui o FH-CBS (sistema combinado de freios), não o ABS, ma que nos deu uma pilotagem segura.



Design


O design é sucesso garantido. Os bancos bipartidos, spoiler do motor, escapamento esportivo, pedaleiras jogadas mais para trás e o desenho do tanque formam um conjunto bastante harmônico, que agrada e chama atenção. O painel é todo digital e completo, incluindo o marcador de marchas, que acho imprescindível.


Conclusão


A Apache 200 é fácil de pilotar e muito ágil, passa fácil pelos corredores e é rápida nas mudanças de direção. Com uma posição de pilotagem mais agressiva, depois de algumas horas de transito intenso surge algum incômodo.


O preço sugerido de R$ 16.990,00 na cor azul fosca ou preta. Se fizermos um comparativo de custo-beneficio, vamos encontrar concorrente com preço semelhante, mas entre 150 cc e 160 cc, portanto vale analisar bem e colocar a Dafra Apache RTR 200 como uma forte opção na hora da decisão de compra.


Veja Também:

VENDAS

Novidade na Cor Azul, abre destaque de Vendas da importadora DAFRA.

Matéria feita por Motoo.com.br

15 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page