É possível tomar algumas providências para tentar recuperar o dinheiro, confira quais são.
25/08/2022 fonte pronatec
O Pix, novo método de pagamentos instantâneo, já conquistou os brasileiros. Assim, 71% da população já usa o sistema, resultando em mais de 380 milhões de chaves. Entretanto, por ser um sistema de pagamentos novo, o Pix ainda gera muitas dúvidas. A principal delas é quando envia-se um Pix para a pessoa errada. Afinal, o que fazer nessa situação?
Como esse método é instantâneo, o dinheiro cai na conta em poucos segundos. E, não há como cancelar a operação, caso o erro seja percebido. Ou seja, diferentemente de outros métodos, como o TED e DOC, o Pix não tem a opção de cancelamento. Porém, é possível tentar recuperar seu dinheiro de outras formas. Confira.
Como não errar mais no Pix
Antes de falarmos sobre como recuperar o dinheiro após o Pix errado, é preciso entendermos como não errar mais nessa operação. Primeiramente, esse método de pagamento é instantâneo, como já mencionado. Ou seja, é preciso ter muita atenção no momento de inserir a chave, pois o dinheiro será enviado no mesmo momento para a conta destinatária.
Após inserir a chave Pix, o sistema bancário disponibiliza uma tela de confirmação, com os dados da pessoa que receberá a transferência. Assim, você pode conferir nome, banco que receberá o valor e até mesmo um trecho do CPF. Sendo assim, certifique-se que as informações estão corretas.
Além disso, não clique em links suspeitos, pois muitos golpistas estão utilizando desses para roubar dados bancários e realizar operações fraudulentas. Geralmente, esses links são atrelados a promoções, anúncios de vantagens ou até mesmo a contas que dizem estar pendentes.
Agora, se você realizou um Pix para a pessoa errada, ainda há algumas formas de tentar reaver o dinheiro. Primeiro, tente entrar em contato com a instituição que recebeu o valor. Informe o nome da pessoa que recebeu o dinheiro e todas as outras informações que têm disponíveis. Além disso, também comunique seu próprio banco sobre o erro cometido e solicite o estorno.
Caso a pessoa se recuse a devolver o dinheiro, o ideal é registrar um boletim de ocorrência, visto que apropriação indébita é considerado crime pelo art. 169 do CP. Após isso, busque por um profissional de confiança para tomar todas as medidas cabíveis para recuperar o seu dinheiro.
Comments