Lenda retorna com motor bicilíndrico de 92 cavalos. Estreia mundial acontece nesta terça, no Salão de Colônia, na Alemanha, mas ainda não há previsão de vinda ao Brasil; assista vídeo
Atualizado em 09/10/2022
A Honda CB 750 Hornet 2023 foi apresentada oficialmente nesta terça-feira, 4 de outubro. Após muita espera, a nova geração da lenda surgiu no Intermot 2022, o Salão de Colônia, na Alemanha. Com visual e chassi totalmente novos, o modelo estreia o inédito motor bicilíndrico de 755 cc que rende 92 cavalos de potência.
Como já havia sido anunciado, a moto aposenta de vez o uso do seu antigo motor 4 cilindros que estava presente na CB 600F Hornet, de 2014, quando saiu de linha. Conheça os detalhes técnicos, cores e preço da nova Hornet em vídeo:
Os principais destaques da nova Hornet:
Motor bicilíndrico de 755 cc
92 cavalos de potência 9.500 rpm
75 Nm de torque a 7.250 rpm
Chassi de tubos de aço com de 16,6 kg
Estilo streetfighter completamente novo
4 modos de pilotagem, freios ABS e controle de tração
Motor e desempenho
Este bicilíndrico rende 92 cavalos de potência a 9.500 rpm e torque máximo de 75 Nm a 7.250 rpm. A nova Hornet possui tanque de 15,2 litros de capacidade e consumo médio de 23 km/l, o que lhe rende autonomia estimada de 340 km.
O modelo conta então com motor do tipo Unicam de 8 válvulas, com único comando de válvulas, da Honda. De acordo com a empresa, ele foi desenvolvido para oferecer torque forte em baixas e médias rotações. Com curso curto, a Hornet Concept tem virabrequim defasado a 270°, com intervalos irregulares de ignição, a exemplo do que é visto na Africa Twin 1100. Segundo a Honda, essa característica cria uma pulsação diferenciada no motor e melhora a capacidade de tração.
Tecnologia da CB750
A moto conta com acelerador eletrônico que possibilita a escolha de 3 modos de pilotagem padrão: Standard, Rain e Sport. Cada um deles que altera potência, freio motor e controle de tração (HSTC - Honda Selectable Torque Control), existindo 3 níveis para cada.
Além disso, há também o modo User, como uma 4ª opção, que permite ao piloto escolher nível manualmente em cada um dos parâmetros e o deixar salvo.O HSTC pode ser desligado e também vem com Controle de Wheelie, contra empinadas, integrado. Seu painel é de TFT de 5 polegadas com interface para o sistema Honda Smartphone Voice Control, que possibilita conectividade com sistemas Android e iOS.
O dispositivo permite o gerenciamento de chamadas de voz, mensagens, músicas e navegação mesmo com a moto em movimento. Neste caso, é necessário fone de ouvido integrado no capacete com conexão Bluetooth para parear com o painel. Ainda na lista de sistemas eletrônicos, a CB750 está equipada com o ESS (Emergency Stop Signal), com o alerta automático nas luzes traseiras em caso de desaceleração brusca.
Toda a iluminação da Hornet 2023 é de LED, e a moto também oferece uma entrada USB para recarregamento de smartphones
Chassi leve e freios poderosos
Um dos pontos de destaque da nova Honda Hornet é o inédito chassi desenvolvido para a moto. Com formato diamond e feito com tubos de aço, o quadro pesa apenas 16,6 kg, sendo mais leve que o da atual CB 650R, que tem 18,5 kg. Ele pode apresentar cores diferentes para combinar, aparecendo em vermelho, nas motos branca ou preta, e preto, na Hornet amarela ou cinza.Toda a iluminação da Hornet 2023 é de LED, e a moto também oferece uma entrada USB para recarregamento de smartphones
Chassi leve e freios poderosos
Um dos pontos de destaque da nova Honda Hornet é o inédito chassi desenvolvido para a moto. Com formato diamond e feito com tubos de aço, o quadro pesa apenas 16,6 kg, sendo mais leve que o da atual CB 650R, que tem 18,5 kg. Ele pode apresentar cores diferentes para combinar, aparecendo em vermelho, nas motos branca ou preta, e preto, na Hornet amarela ou cinza.
Sua suspensão está dentro do que se espera para uma moto com seu visual radical. Na dianteira, a nova CB750 conta com garfo invertido showa com 41 mm de diâmetro e tecnologia "Separated Function Fork Big Piston" (SFF-BP). A exemplo do que vemos em modelos como a CB 1000R, este tipo de suspensão divide as funções em cada um dos lados: de um lado está a função de amortecimento hidráulico, enquanto do outro fica a mola. Seu curso é de 130 mm.
Para a parte traseiras, o sistema de amortecimento é monochoque com pro-link, braço oscilante de aço e 150 mm de curso. Ele é ajustável, com pré-carga em 5 estágios. Com freio ABS de dois canais, a Hornet conta com poderoso conjunto de freios. Na dianteira, a moto freio a disco duplo de 296 mm, com pinças radiais de 4 pistões da Nissin, enquanto na traseira está equipada com disco de 240 mm e 1 pistão.
Com todos estes atrtibutos, o peso total da CB750 é de 190 kg (veja mais detalhes sobre as medidas da Hornet na ficha técnica no final da reportagem).
Preço da nova Hornet
Ainda não há nenhuma indicação oficial que a nova Hornet será vendida também no Brasil. Como está sendo apresentada agora na Europa, ainda deve levar algum tempo para desembarcar em nosso mercado, se a Honda decidir fazer isso. No mercado europeu, o preço da CB750 pode ter variações.
Em Espanha e Itália, sai por a partir de 7.990 euros, o que dá cerca de R$ 40.700 em conversão direta (cotação do dia), e sem considerar outros gastos e taxas para trazer a moto ao Brasil.
Comentarios