top of page
Foto do escritorMauricio Volpi

Nova estratégia para BLOQUEAR as chamadas de telemarketing

Saiba qual é a estratégia para bloquear as chamadas: confira!


Receber ligações de números de telemarketing pode ser uma experiência muito desagradável para muitas pessoas. Em muitos momentos, as ligações advém de empresas que tentam vender pacotes que os clientes, muitas vezes, não têm interesse. Ou, ainda, podem vir de instituições que tentam convencer as pessoas a fazer um empréstimo.


Contudo, hoje em dia já é possível reconhecer os números de telemarketing com maior facilidade. Isso ocorre devido a uma medida da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. A empresa estabeleceu a obrigatoriedade da adição do prefixo 0303 nesse tipo de ligação. Assim, a medida está em vigor desde o dia 10 de março deste ano.


O que muda com a estratégia?

Anteriormente, as pessoas costumavam saber que uma ligação estava relacionada à telemarketing através do prefixo 011 pois, geralmente, elas eram feitas de São Paulo.

Entretanto, os prefixos passaram a mudar. Além disso, pessoas que necessitavam receber ligações de números com esse prefixo podiam sair prejudicadas.

De acordo com relatos de usuários, essas chamadas indesejadas estão cada vez mais elaboradas. Muitas pessoas recebem ligações em sequência ou, então, em horários que fogem do padrão usual.

Porém, pensando em auxiliar os clientes, a Anatel estabeleceu que os números de telemarketing teriam de ser obrigados a possuírem um prefixo específico. Assim sendo, ele seria o 0303.

Dessa maneira, o prefixo passou a ser obrigatório a partir do dia 10 de março. Ele já está sendo obrigatório para as ligações feitas de dispositivos como celular. Contudo, desde o dia 8 de junho, a regra passou a valer também para os telefones fixos.


Contudo, é importante destacar que as pessoas devem se manter atentas para a forma com que as regras se aplicam para cada tipo de telefone. Entenda melhor.


Como identificar chamadas de telemarketing?


Sendo assim, com essa mudança, agora os consumidores têm a oportunidade de identificar uma ligação. Ou seja, com isso, as pessoas podem possuir maior liberdade para decidir se desejam atender ou não as ligações recebidas.

Dessa maneira, pode-se facilitar a vida de pessoas que estão recebendo esse tipo de chamada de forma constante.

Contudo, vale lembrar que a decisão não é para qualquer tipo de telemarketing. Assim sendo, a medida diz respeito apenas para o telemarketing considerado ativo.

Portanto, é necessário dizer quais são eles, a saber: instituições financeiras que incluem bancos, empresas que usam gravações para vender serviços e produtos e também instituições filantrópicas.


Como fazer para bloquear as chamadas?


Segundo especialistas, a má notícia é que a mudança possivelmente não fará com que a quantidade de ligações feitas diminua.

Entretanto, por outro lado, a boa novidade é que já existem formas de buscar não ser perturbado pelos números de telemarketing. Assim, pode-se citar duas medidas que os cidadãos que se incomodam com as ligações podem tomar para evitar maiores perturbações.

Desse modo, a primeira delas é um serviço online chamado Não me Perturbe. Sendo assim, na plataforma é possível cadastrar seu número de forma gratuita e não receber mais ligações das empresas registradas pelo site.

Assim, cerca de 30 bancos, empresas de crédito e também de planos de celular e TV não poderão ligar para o seu número. Para ter acesso ao site, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: https://naomeperturbe.com.br/.


Bloquear chamadas: Não me Ligue


Uma outra alternativa também é o Não Me Ligue, um serviço oferecido pelo Procon do Estado de São Paulo. Ele funciona de forma parecida com a possibilidade acima. Ao fazer o cadastro, o seu número vai para uma lista que proíbe ligações de telemarketing.

Ainda nessa plataforma, é possível falar sobre os canais que não estão respeitando o bloqueio. Assim, para acessar o site e se cadastrar, basta acessar o seguinte link: https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/.

É importante lembrar, contudo, que os interessados precisam fazer o pedido. Ou seja, é necessário entrar na plataforma para conseguir cadastrar o telefone.

Caso o site não esteja no ar, tente novamente em pouco tempo para fazer o cadastro. De acordo com quem está cadastrado, a plataforma é legítima e resolve o problema.

Por fim, vale lembrar que desde o ano de 2009, foram registradas mais de 290 mil reclamações sobre as empresas de telemarketing. Apenas neste ano, já são cerca de 10 mil.

Isso indica que as ligações são um grande problema para uma boa parcela da população. Entretanto, com os serviços apresentados acima, pode-se ter uma alternativa para a melhorar a situação.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page