top of page
Foto do escritorMauricio Volpi

Xiaomi 12X vs POCO F3: qual celular comprar? Veja comparativos e suas Especificações

Por Maurício Volpi 04/04/2022


Xiaomi 12X e POCO F3 são dois celulares da excelentes que nós já tentamos por aqui. E no último vídeo que fiz sobre o 12X uma dúvida pintou nos comentário: qual dos dois comprar? E foi por isso que resolvi gravar este vídeo.

Os dois são celulares do segmento intermediário premium, chamam muita atenção no momento da compra.

Ambos trazem o processador Snapdragon 870, que entrega ótimo custo-benefício, mesmo comparado com os melhores celulares do mercado.

Porque falando de preço, proporcionalmente, quanto melhor o celular mais você tem que pagar pelo recurso colocado, já que menos pessoas vão adquirir o produto e mais difícil é para a empresa oferecer aquela especificação. Pagamos muito mais para ter acesso aos melhores recursos do mundo.



Então esse segmento intermediário premium vale muito a pena, é o limite de equilíbrio de recursos oferecidos e preço.

Esse post leva em consideração os celulares em importação, como em sites de marketplace chinês como AliExpress, que você compra direto da China e é enviado aqui para o Brasil até a sua casa.

Mas então, qual é o melhor? Qual comprar?

Aqui eu listo alguns detalhes de cada um e te ajudo a fazer a sua escolha comparando ponto a ponto.


Xiaomi 12X e POCO F3

Primeiro é importante entender a divisão de marcas da Xiaomi e a proposta de cada aparelho.

O Xiaomi 12X é um celular da família 12, é o mais simples da linha. Do pior para o melhor temos: Xiaomi 12X, 12 e 12Pro. Então destaco aqui que ele faz parte da principal família de smartphones Xiaomi. A linha principal que recebe um cuidado especial pela fabricante chinesa, é onde ela coloca o que tem de melhor.

Vídeo Xiaomi 12X: celular EXCELENTE, com apenas um porém... Muito desempenho, design interessante, especificações bem escolhidas, mas uma interface invasiva

Já o POCO F3, é da submarca POCO da Xiaomi, que foca em trazer custo-benefício. Neles há recursos que beiram o de um topo de linha mas não trazem todo o esmero da linha principal. Então o POCO F3, mesmo com muito desempenho, ainda é um pouco inferior ao Xiaomi 12X em alguns detalhes.

O Xiaomi 12X foi lançado próximo recentemente, na época em que escrevo este post. Então ele tá com um preço bem mais salgado neste momento de lançamento. Os celulares tendem a diminuir bastante o seu preço com o tempo. Então minhas considerações levaram em consideração a diminuição dos preços do Xiaomi 12X.


Primeiro, o design

O Xiaomi 12X é menorzinho, a tela do POCO F3 é de 6.67”, enquanto o Xiaomi 12X é de 6.28”. Isso confere um aspecto bem diferente para cada um. Você prefere celulares maiores? Então o 12X pode parecer bem pequeno pra você. E do contrário, o 12X pode ser muito interessante, passar uma ideia de minimalista.


Pra assistir conteúdo, você pode acabar escolhendo uma tela maior, o que também pode ser interessante para jogar.

De qualquer forma, a construção de ambos os aparelhos é interessante. O Xiaomi 12X traz proteção Gorilla Glass Victus, a melhor proteção do mercado contra ranhuras e quedas. Já o POCO traz o Gorilla Glass 5, que é uma baita proteção e só não é a melhor do mercado.

Então aqui já começa a ficar evidente essa questão de diferença entre a linha principal e a secundária. Para a marca principal, que carrega o nome da empresa, tem mais cuidado e carinho nas escolhas, já a secundária pode experimentar, arriscar margens de preço, conseguir cortes de algumas especificações e por aí vai.

O POCO F3 traz o leitor de digitais nas laterais junto com o botão de ligar/desligar, já o 12X traz o leitor na tela. Isso muda o corpo do celular e traz um aspecto mais premium pro smartphone da linha principal.


Tela

A tela do Xiaomi 12X é menor, mas não muito. E também melhor, mas não muito. Você pode comparar e ver a diferença entre as especificações de tela abaixo. Repare que são realmente poucas as diferenças e não são tão significativas.

XIAOMI 12X

- FHD+ - 6.28" AMOLED DotDisplay - Refresh rate: 120Hz - 1100 nits - Color gamut: DCI-P3 - HDR10+ - Corning Gorilla Glass Victus - DisplayMate A+ - Touch sampling rate: up to 480Hz

POCO F3

- FHD+ - 6.67” AMOLED DotDisplay - Refresh rate: 120Hz - 1300 nits - DCI-P3 - HDR10+ - Corning Gorilla Glass 5 - Touch sampling rate: 360Hz

A pergunta que começa a ficar evidente aqui é se você está disposto a pagar mais para ter os poucos recursos a mais do Xiaomi 12X.


Recursos Extras

Também aqui fica evidente que não há tantas diferenças em recursos extras entre os aparelhos. O destaque está mesmo no carregamento de 67W do Xiaomi 12X e a ausência do conector de fone de ouvido padrão no modelo da linha principal. Também há diferença na localização do leitor de digitais, na tela no aparelho mais caro.

Aqui depende da sua preferência, apesar de o leitor de digitais na tela ser um recurso mais difícil de ser implementado. Também a questão do fone de ouvido é bastante particular, mas sei que é um divisor de águas.

POCO F3

Leitor de digitais na lateral NFC Carregamento de 33W Infravermelho Tem entrada pra fone de ouvido 5G Gorilla Glass 5 Dolby Atmos

Xiaomi 12X

Leitor de digitais na tela NFC Carregamento rápido de 67W Infravermelho Não tem fone de ouvido (entrada) 5G Gorilla Glass Victus na tela Dolby Atmos Som Harman Kardon (empresa especializada em som)


Bateria

A bateria presente nos celulares tem diferença mínima, mais precisamente 20mAh. Então o desempenho dos dois em autonomia é semelhante, cerca de um dia e meio de uso moderado. Dificilmente dura dois dias longe da tomada, principalmente se você joga um pouco ou curte assistir vídeos.

Xiaomi 12X: 4500mAh POCO F3: 4520mAh


Câmera

Smartphone rodou tudo em jogos e surpreendeu principalmente na câmera macro

É um conjunto bem interessante de câmeras e você não vai ficar na mão. Aqui, o celular da Xiaomi se sai um pouco melhor, inclusive na selfie, que é de 32MP.

Comparar o conjunto de câmeras POCO F3: 48 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/2", 0.8µm, PDAF 8 MP, f/2.2, 119º (ultrawide) 5 MP, f/2.4, 50mm (macro), 1/5.0", 1.12µm, AF

20 MP, f/2.5, (wide), 1/3.4", 0.8µm

XIAOMI 12X: 50 MP, f/1.9, 26mm (wide), 1/1.56", 1.0µm, PDAF, OIS 13 MP, f/2.4, 12mm, 123? (ultrawide), 1/3.06", 1.12µm 5 MP, f/2.4, 50mm (telephoto macro), AF

32 MP, f/2.5, 26mm (wide), 0.7µm



Desempenho

O desempenho é tecnicamente o mesmo, a diferença nem deve ser considerada, já que repetindo o teste as posições mudam. Há desempenho de sobra para as atividades de navegação e também para jogar. É possível rodar todos os jogos da PlayStore sem problema e com excelente qualidade. A diferença para um topo de linha é que você pode confiar que pode colocar todos os gráficos no máximo.

Comparar o desempenho AnTuTu Praticamente o mesmo, ambos ficam:

Galaxy S21 Ultra - 755462 POCO F3 - 652733 Xiaomi 12X - 652073 Galaxy S20 FE - 646507


Conclusão e um pequeno detalhe

Apesar de ser um excelente celular, o POCO F3 tem um pequeno problema de lote em que seu sensor de proximidade apresenta falhas. Isso é perceptível ao reproduzir um áudio em alguma rede social ou ao utilizar o viva-voz. Infelizmente não há o que fazer, ou você pega um POCO F3 com esse problema ou tem a sorte de não sofrer com isso.

É algo que não incomoda a todos, mas é um problema existente que deve ser levado em consideração antes da compra. Você se importa de correr esse risco?

Fora isso, é olhar bem os preços e analisar as diferenças comentadas neste post. E aí, qual dos dois você prefere?

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page